terça-feira, 16 de dezembro de 2008

As Interacções na Tutoria online - Resumo

Os novos contextos de comunicação e interacção obrigam a reequacionar e a adaptar papéis e funções de diferentes actores, assim como a utilizar algumas variáveis tais como “espaço” e “tempo”. É neste sentido que tomamos a figura do tutor, procurando redefinir as suas funções desempenhadas em contextos dominados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Acreditamos que o enorme potencial das TIC (sobretudo a Internet) deve ser potenciado no que à comunicação e à interacção pedagógicas dizem respeito, dada a relevância especial que a sua finalidade educativa e/ou formativa deve assumir, mas também sabemos que disponibilizar e trocar informação não é, só por si, educar ou formar, pelo que propomos a utilização das tecnologias ao serviço de uma comunicação bidireccional que contribua para a melhoria, quer da prática lectiva, quer da prática relacional em ambientes educacionais.
Pretendemos, assim, desenvolver um projecto de investigação-acção que procura definir o perfil do tutor em ambiente de aprendizagem num contexto online, associando a sincronia e a assincronia. Na especificidade desse ambiente e na diversidade dos seus intervenientes, como formandos (aqui designados como tutorandos), identificaremos as características necessárias a esse tutor, através do conhecimento das principais dificuldades sentidas e registadas pelos tutorandos (educadores/professores/formadores/coordenadores). Além da identificação dos papéis e funções que correspondem ao desempenho do tutor, é nossa intenção relevar o estudo das interacções desenvolvidas, através das suas diferentes práticas tutoriais.

Sem comentários: