quarta-feira, 14 de maio de 2008

O que é a Metodologia


Metodologia significa, etimologicamente, o estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer pesquisa científica, os quais respondem a como fazê-la de forma eficiente.
Para muitos autores, a metodologia é uma disciplina normativa definida como o estudo sistemático e lógico dos princípios que dirigem a pesquisa científica, desde suposições básicas até técnicas de indagação (não deve ser confundida com a teoria, pois só se interessa pela validade e não pelo conteúdo, nem pelos procedimentos - métodos e técnicas -, à medida que o interesse e o valor destes está na capacidade de fornecer certos conhecimentos).
Assim, a metodologia, mais do que uma descrição formal de técnicas e métodos a serem utilizados na pesquisa científicas, indica a opção que o pesquisador fez do quadro teórico para determinada situação prática do problema - objecto de pesquisa.
O conceito heurístico da pesquisa destaca a importância do problema, um plano de observações ou variáveis destinado a contestar determinadas hipóteses e um método científico para descrever (estudos retrospectivos), estabelecer relações de interdependência entre as variáveis do problema (estudos diagnósticos) e fazer previsões (estudos prospectivos), entre outras finalidades.
A metodologia contempla a fase exploratória e o estabelecimento de critérios de amostragem, entre outros, e a definição de instrumentos e procedimentos para síntese e a análise de dados e informações, sendo assim muito importante o método (do qual trataremos a seguir).

adaptado de http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=21d

Sem comentários: