sábado, 10 de janeiro de 2009

Porque desprezaram a História?

"A crise económica (...) reflecte a crise mais geral do capitalismo liberal e da democracia liberal (...), uma vez que a economia procurou encontrar caminhos para a sua recuperação a partir do liberalismo de Estado, ao mesmo tempo que se consolidava o capitalismo monopolista. Mesmo nos EUA, as leis anti-trusts perderam o efeito e grandes empresas - industriais e bancárias - tomaram conta do cenário económico, protegidas pela política não intervencionista adoptada(...)."
Encontrei este fragmento em http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31 a propósito da Grande Depressão... de 1929, ao preparar aulas para o 9º ano de escolaridade, e dei para mim a pensar que, há 18-20 anos, a carga lectiva de História neste ano era de 3 a 4 horas/semana, e agora é de... 90 min!...
Não resisto a perguntar: se, a nível global, os decisores não tivessem desprezado efectivamente o ensino da História, não teria sido possível evitar esta nova Grande Depressão, cujas consequências ainda não conseguimos avaliar totamente?

Sem comentários: