
Entrevistar qualitativamente é geralmente muito diferente do que entrevistar quantitativamente:
• A abordagem tende a ser muito menos estruturada na pesquisa qualitativa. Na pesquisa quantitativa, a abordagem é estruturada para maximizar a fiabilidade e a validade da medição de conceitos-chave; é ainda mais estruturada, porque o investigador tem claramente especificado um conjunto de questões que está a ser investigado assim - a entrevista é estruturada e concebida para responder a perguntas específicas. Por outro lado, na pesquisa qualitativa há a ênfase na formulação: de generalidades; de ideias iniciais de investigação; e nas próprias perspectivas dos entrevistados.
• Nas entrevistas qualitativas, há um muito maior interesse no ponto de vista do entrevistado; em pesquisa quantitativa, a entrevista reflecte as preocupações do pesquisador.
• Nas entrevistas qualitativas, algumas "caminhadas ao largo" são muitas vezes incentivadas, uma vez que dá uma ideia do que o entrevistado vê como relevante e importante; na pesquisa quantitativa, isto é normalmente considerado um incómodo desencorajador.
• Nas entrevistas qualitativas, o entrevistador pode afastar-se significativamente a partir de qualquer guião que está a ser usado; podem colocar-se novas questões, variar a ordem das perguntas e até mesmo a sua formulação.
Na pesquisa quantitativa, nenhum destes procedimentos é aceite, porque comprometem necessariamente a padronização do processo de entrevista e, por conseguinte, a fiabilidade e a validade da medida.
• Como resultado, entrevistar qualitativamente tende a ser flexível, correspondendo à posição que o entrevistado assume face à entrevista, e talvez adapte a ênfase na investigação como resultado significativo de questões que surgem no decurso da entrevista. Em contrapartida, as entrevistas estruturadas são normalmente inflexíveis, devido à necessidade de padronizar a forma como cada entrevistado é tratado.
• Nas entrevistas qualitativas, o investigador deseja respostas ricas e detalhadas; na pesquisa quantitativa, a entrevista supostamente gera respostas que podem ser codificados e processadas rapidamente.
• Nas entrevistas qualitativas, o entrevistado pode sê-lo em mais de uma e, por vezes, até várias vezes. Na pesquisa quantitativa, a menos que a investigação seja de carácter longitudinal, a pessoa será entrevistada uma única vez.
adaptado de "Interviewing in qualitative research", nº 15