Ágora de Corinto

Um espaço virtual que vai procurando ser Ágora, à maneira de Corinto!...

domingo, 6 de abril de 2008

Como realizar um trabalho de investigação

Publicada por Teo Cavaco à(s) 23:05
Etiquetas: Investigação educacional, Paper

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Na Figueira...

Google

Acerca de mim

A minha foto
Teo Cavaco
Figueira da Foz, Portugal
Ver o meu perfil completo

Tantas visitas!...

Hospedagem de site
Hospedagem de site

Que Importa?!...

pagerank

Na hora...

  • http://news.google.com/news?ned=pt-PT_pt

Olá!

Este blogue, criado no âmbito da frequência da Unidade Curricular "Investigação Educacional", do Mestrado em Supervisão Pedagógica (Universidade Aberta), pretende ser um espaço livre, público, marcadamente aberto, segundo a lógica clássica de participação, à circulação de ideias.
Como sabemos, a Ágora, na Grécia Antiga, era a praça principal na constituição da pólis, a cidade. Era usualmente um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres nos seus limites, assim como por edifícios de carácter público.
Dizem os manuais que, enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a Ágora se manifestava como a expressão máxima da esfera pública - era aqui que os cidadãos conviviam uns com os outros, era aqui que ocorriam as discussões (políticas, de sociedade, culturais, desportivas, etc.), e era aqui também que os tribunais populares funcionavam -era, portanto, o espaço da cidadania directa.
Escolhi de Corinto porque também já lá estive, e do que tenho estudado esta cidade apresenta-se verdadeiramente inovadora (veja-se o engenho que permitia que os navios fossem transportados, por terra, de um lado para o outro da cidade, sobre troncos de madeira que rolavam, poupando-se assim muito tempo de viagem) mas também cosmopolita, moderna, livre (nomeadamente quanto à forma como as mulheres, por exemplo, podiam viver, muito mais despidas de preconceitos do que em todas as outras pólis - vide o gineceu ateniense, por exemplo).
Assim, espero que se sintam bem na Ágora de Corinto, um espaço virtual que procurará ser Ágora, à maneira de Corinto!...

Etiquetas

  • Banca (1)
  • Bíblia (1)
  • blog (1)
  • Caím (1)
  • Ciência (1)
  • Conhecimento (1)
  • Credibilidade (1)
  • Crise (1)
  • Desenvolvimento Sustentável (1)
  • Economia Política (1)
  • Educação (2)
  • Elites (1)
  • Ensino (1)
  • Escola (1)
  • Ética; Investigação Educacional (1)
  • Expresso (1)
  • Fidedignidade (1)
  • Formação (1)
  • Grande Depressão (1)
  • Greve (1)
  • História (2)
  • Interacções (1)
  • Investigação (4)
  • Investigação Colaborativa/Cooperativa (1)
  • Investigação educacional (3)
  • Investigação Participativa (1)
  • Jesus; Obama; Pilatos; Multidão (1)
  • Joe Berardo (1)
  • Marcos (1)
  • Metodologia (1)
  • Metodologias; Investigação (2)
  • Mundo Actual (1)
  • Natal; Convivência; Relações Interpessoais (1)
  • nba (1)
  • Obama; Fim de ciclo (1)
  • Paper (1)
  • Preservação (1)
  • Psicologia; Pós-modernismo; Relações Interpessoais (1)
  • Reflexão (1)
  • Saramago (1)
  • Sociedade do conhecimento (1)
  • Tutoria online (1)
  • Validade (1)

Sófocles avisou...

Sófocles avisou...
"Para quem tem medo, tudo são ruídos"
Powered By Blogger

Os livros da minha vida...

  • 1984
  • A Bíblia
  • Memorial do Convento
  • O Nome da Rosa
  • O Principezinho
  • O Triunfo dos Porcos

Os filmes da minha vida...

  • Monty Python - A Vida de Brian
  • Monty Python - O Sentido da Vida
  • O Expresso da Meia-Noite
  • O Paciente Inglês
  • Pink Floyd- The Wall

TouTaVer

Qual é o actual paradigma na pesquisa educacional?

Arquivo do blogue

  • ►  2009 (10)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (5)
  • ▼  2008 (22)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  outubro (1)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (3)
    • ▼  abril (6)
      • Diferenças entre a entrevista estruturada (pesquis...
      • A Ética na Investigação
      • Como realizar um trabalho de investigação
      • Os 5 Grandes Objectivos da Investigação Educacional
      • Conhecimento, Ciência e Investigação Qualitativa e...
      • Estou sozinho? Ou isto é a depressão dos 40?
    • ►  março (2)

Recursos Utilizados e Sugeridos

  • http://www.aera.net/AboutAERA/Default.aspx?menu_id=90&id=222
  • http://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.htm
  • http://www.rdg.ac.uk/ssc/publications/guides.html
  • http://fds.oup.com/www.oup.co.uk/pdf/0-19-874204-5chap15.pdf
  • http://www.leeds.ac.uk/iss/documentation/top/top2/top2.html
  • http://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.htm
  • http://www.socialresearchmethods.net/kb/contents.php
  • http://www.southalabama.edu/coe/bset/johnson/dr_johnson/2lectures.htm

Blogues recomendados de colegas de Mestrado

  • Vitor Hugo
  • Pedro Cabral
  • Paulo Borges
  • Odília Leal
  • Nelson Azevedo
  • Mário Santos
  • Margarida Fernandes
  • Júlia VIdal
  • Henriqueta Costa
  • Fátima Leitão
  • Filipa Pinto
  • Célia Marteleira
  • Carla Aves
  • Bruno Miranda
  • Ana Ascensão
  • Alice Frade
  • Albino Queirós

Blogues recomendados

  • Ramiro Marques
  • José Pacheco Pereira
  • Sami Úria
  • Tiago "Guillul" Cavaco
Tema Janela desenhada. Com tecnologia do Blogger.